A EEB Marcolina Rodrigues da Silva está localizada a cerca de 12 Km do centro da cidade de Chapecó-SC, saída sul pela SC 480.
É constituida pelo decreto de criação nº 897/1959, tendo como nome Escola Estadual Passo Bormann. Em homenagem a primeira professora do município, em 1981, através da portaria 084/1981, a escola passou a chamar-se Escola de educação Básica Marcolina Rodrigues da Silva.
Atualmente a escola atende alunos de 14 comunidades, cuja distância varia de 5 a 25 Km. A comunidade escolar é composta por famílias, na maioria de baixa renda, divididos em: tarefeiros da Erva Mate, Pequenos proprietários rurais, Arrendatários e Trabalhadores da Indústria no centro da cidade.
Os aspectos que abarcam a história do Distrito como espaço de inserção do ambiente escolar, tem sua origem no trajeto traçado pelos tropeiros, ponto de parada e descanso dos viajantes. A Vila, chamada então, de Passo do Carneiro, recebeu fazendeiros Paulistas, emigrantes Italianos e Alemães vindos do Rio Grande do Sul.
A sede administrativa do municipio viajava no lombo das mulas, daqui para Xanxerê e de lá para cá, conforme a vontade dos Governos.
Finalmente em 1931ficou no meio do caminho, Passo dos Índios.
Hoje, a grande cidade de Chapecó, é polo econômico Regional e o Distrito de Marechal Bormann, onde ficaram poucas pessoas na época, na maioria caboclos, cortadores de erva mate, cantadores do divino, devotos do Monge João Maria e crentes em São Sebastião, continua recebendo moradores em busca de melhores oportunidades, numa luta pela afirmação da comunidade, onde a Escola Marcolina ocupa um lugar de destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário